Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde – osteoporose é uma desordem esquelética caracterizada por redução da massa óssea, levando a redução da resistência e ao aumento da suscetibilidade a fraturas. A perda óssea acontece de maneira gradual e silenciosa, não apresenta,na maioria dos casos, nenhum sintoma. Normalmente só é percebida, quando há perda de estatura, aumento da cifose torácica ou em alguns casos quando aparecem dores na linha da cintura.
A osteoporose não deve ser considerada como um processo normal de envelhecimento, por isso foi considerada como doença em 1994, pela OMS.
Portadores de osteoporose, na maioria das vezes, não sabem que foram acometidos pela doença e por isso correm grande risco de sofrer fratura durante as suas atividades físicas.
É importante informar que o “Método Pilates tradicional” necessita ser modificado para ser aplicado em alunos com osteoporose. Algumas posições são totalmente contra-indicadas, podendo causar fraturas principalmente na coluna vertebral. O Método desenvolve grande consciência corporal, força e equilíbrio, condições indispensáveis para portadores de osteoporose. Os equipamentos oferecem comodidade e assistência ao aluno, permitindo que o instrutor faça as correções necessárias para obter melhores resultados com maior segurança.
O Pilates visa à correção postural e além do trabalho resistido, o aluno com osteoporose precisa treinar o equilíbrio para evitar quedas, motivo de grande parte das fraturas ósseas em indivíduos da terceira idade.
Os exercícios mais comuns são para fortalecimento abdominal (sem flexão da coluna), o desenvolvimento de equilíbrio, o fortalecimento da musculatura posterior do tronco, dos flexores e extensores do quadril e para os membros superiores e inferiores.
Procure variar o treino, especialistas dizem que os ossos gostam de surpresas!
Fonte: SEGS Portal Nacional Seguros & Saúde – SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário