quinta-feira, 11 de março de 2010

Pilates: Cientistas descobrem cura para osteoporose

Olha que notícia INCRÍVEL e olha que foto SENSACIONAL!!! Adorei!!!!

Uma equipe internacional, liderada por cientistas do Centro Médico da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, foi capaz de curar a osteoporose em camundongos e ratos com uma dose diária de um composto experimental que inibe a síntese da serotonina no intestino.

Pesquisas recentes já haviam demonstrado que a serotonina no intestino retarda o desenvolvimento ósseo. Esta última descoberta pode levar a novas terapias que gerem um novo osso. Os medicamentos atuais contra a osteoporose só atuam para tentar evitar o colapso do osso velho.
Os resultados da pesquisa foram publicados no último exemplar da revista Nature Medicine.
A pesquisa agora publicada é uma sequência de outra grande descoberta feita pelo mesmo grupo em 2008 (e publicado na revista Cell) de que a serotonina liberada pelo intestino inibe a formação óssea, e que a regulação da produção de serotonina no intestino afeta a formação óssea.

Antes dessa descoberta, a serotonina era conhecida principalmente como um neurotransmissor que age no cérebro. No entanto, 95% de serotonina do corpo é encontrada no intestino, onde a sua principal função é inibir a formação óssea.
Com base nessa descoberta anterior, os cientistas postularam que um inibidor da síntese da serotonina no intestino seria um tratamento eficaz contra a osteoporose. Eles agora confirmaram sua hipótese em animais de laboratório.

“Novas terapias que inibam a produção da serotonina no intestino têm o potencial para se tornar uma nova classe de drogas para serem adicionadas ao arsenal terapêutico contra a osteoporose”, disse Gerard Karsenty, um dos autores do estudo.

Os ossos não são inertes, eles experimentam uma renovação constante, com algumas células responsáveis pela remoção de material antigo e outras células responsáveis pela criação de um novo osso.
Nos humanos, a formação óssea atinge seu pico por volta dos 20 anos de idade, a partir de quando a massa óssea começa a declinar. A taxa de declínio para as mulheres aumenta após a menopausa, quando a queda de níveis de estrogênio e as células que eliminam as partes velhas dos ossos se tornam hiperativas.

“Há uma necessidade urgente de novos tratamentos que não só parem a perda óssea, mas também que construam um novo osso”, diz Karsenty. “Usando estes resultados, estamos trabalhando duro para desenvolver este tipo de tratamento para pacientes humanos”.

O próximo passo é testar o novo composto em humanos.

Fonte: Revista Pilates

6 comentários:

Renata Vargas disse...

Oi Carol!
Òtima reportagem.
Ei, eu to indo na semana que vem a trabalho para o Rio e acabei de conseguir comprar minha primeira revista de pialtes. Como vou ficar uma semana fora, e apesar de toda vez que vou lá fazer minhas caminhadas, não queria ficar sem os exercícios... Aí encontrei numa banquinha meio escondida um revista bem legal. Tem um site dela, mas fiquei tão feliz em achar ela impressa que quis compartilhar.
Se vc souber se algum livro ou dvd de pialtes de solo, me indica?
Estou cultivando minha paixão...rsrs
Um beijo pra vc.

Pilates Carolina Carpi disse...

Serio? Que revista que é?
Olha eu tenho um livro sim pra te indicar da Teresa Camarao, ela 2 dois livros, um de solo e outro de bola!
Ai que pena que vc nao vem em SP, vc podia aproveitar ne?? hehehehe
Cultive sim sua paixao e compartilhe com outros heheheh
BJao

Pablius Medsport disse...

Oi Carol! É uma excelente reportagem para dar luz às novas opções terapêuticas. Não devemos nos esquecer de que o que mantém osso forte também, é uma musculatura bem formada e estimulada. Não somos uma coleção de ossos empilhados (caramba, nem sei de onde tirei isto). Um grande abraço!
Páblius

Pilates Carolina Carpi disse...

Com certeza não podemos esquecer que manter a musculatura forte e alongada é éxcelente pra prevenção da osteoporose!
Mas pra quem ja tem osteoporose é uma ótima noticia e uma esperança!
Grande abraço Pablius!

Renata Vargas disse...

Obrigada pela dica dos livros.
Vou procurar por aqui e no Rio.
Quem sabe a próxima viagem não seja pra SP!?!
Vou te procurar, viu...
beijão

Pilates Carolina Carpi disse...

Oi Renata td bem?
Vc conseguiu achar os livros??
Vou esperar vc aqui em SP viu?
Bjo