Não marque bobeira: se você possui algum desvio postural, procure um profissional habilitado e tente se desprover de maus hábitos no trabalho e no seu cotidiano.
A respiração correta durante os exercicícios é peça-chave para a correção de desvios posturais.
Você alguma vez pensou que a sua forma de respirar pode não ser a melhor? E que uma respiração correta pode ajudar a solucionar problemas de desvio postural?
Segundo o fisioterapeuta Fabrício Durço Cardozo, a maioria das pessoas não respira corretamente. Uns inspiram mais pela boca e expiram pelo nariz, outros, o contrário. “No Pilates, você aprende a reeducar a sua respiração de maneira fisiológica e correta”, conta. São realizadas respirações bem profundas, dependendo da solicitação do instrutor e do ojetivo de cada um. “O certo é sempre, no decorrer do movimento, soltar o ar lentamente com a boca aberta. Sem esquecer de ativar o power house (core), visando uma melhora da postura, consequentemente”, explica Fabrício.
Inspiração e expiração corretas conseguem ativar o centro de força do pilates e fazer que o centro respiratório do corpo trabalhe efetivamente. “Dependendo do objetivo, são realizadas respirações em um ou dois ciclos, mas sempre solicitando a ativação do centro de força do pilates com a expiração, pois se torna o trabalho muscular mais efetivo. E no próximo ciclo se promove uma oxigenação do tecido mais significativa e uma troca gasosa mais eficaz”, orienta Fabrício.
Para quem sofre com desvios posturais (sejam decorrentes de traumas, hábitos de postura inadequados ou ainda em movimentos realizados de maneira incorreta, entre outros), o método Pilates promove uma conscientização adequada da postura, fazendo com que o aluno perceba seu corpo. A respiração também possui papel fundamental. Respirando corretamente durante os exercícios, principalmente naqueles que envolvem mobilização vertebral, o indivíduo terá auxílio em sua correção postural, na tentativa de colocar as vértebras em seu devido lugar, juntamente com os outros comandos e a ativação do power house. Ao ativar o centro de força, juntamente com a tonificação do abdome, consegue-se a melhora da postura.
Outra grande vantagem é a redução e até eliminação de dores. A prática de atividade física ajuda a aliviar dores crônicas por promover a liberação de endorfina no corpo; com isso, a pessoa passa a se sentir mais disposta e consegue uma resposta fisiologicamente mais positiva. “Por ser uma técnica com vários benefícios ao mesmo tempo, desde o alongamento à correção postural, estimulando sempre o centro respiratório, tem-se respostas significativas em se tratando de bem-estar, liberação do estresse e qualidade de vida, já que a expiração é bastante solicitada no decorrer dos movimentos”, observa Fabrício.
Autor: Maria Luiza Mattos
Fonte: Revista Pilates
Um comentário:
OLÁ,
ADOREI A MATÉRIA, PORÉM AINDA TENHO DIFICULDADE QUANTO A RESPIRAÇÃO, NA TEORIA É FÁCIL, MÁS NA PRÁTICA NÃO CONSIGO. VC TERIA ALGO MAIS CLARO SOBRE COMO RESPIRAR CORRETAMENTE NO PILATES
Postar um comentário