sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Musculação x Pilates

Gente, esse assunto é muito polêmico e olha só, já que eu sou um pouco suspeita pra falar, porque ADORO Pilates resolvi publicar uma matéria de alguém "neutro" hahaha... Mas assim, pesquisando, cada médico, fisioterapeuta, educador físico e outros profissionais tem uma opinião... Por isso, decidi que vou tentar não tomar partido nenhum e comparar os prós e contras pra vocês ta bom?
Enjoy it!!! 

Olha, os dois são bons, cada um com benefícios diferentes. Mas, claro os resultados obtidos não dependem só do treino aplicado, mas também da maneira, freqüência e a intensidade dos exercícios, além dos períodos de repouso necessários para o metabolismo e claro devem ser orientados por um profissional competente.

A musculação tem vários objetivos, mas o principal é hipertrofia muscular (aumentar tamanho do músculo) com aumento da força ou de resistência muscular (depende do objetivo do praticante).
O Pilates, tem como objetivos principais o reequilíbrio muscular, melhora da postura e do alongamento e definição dos músculos sem hipertrofia e sem sobrecarga articular.

A escolha da atividade depende muito dos objetivos do praticante.
* Resultados mais lentos: aqueles que buscam ganhar massa muscular e força em musculaturas específicas devem procurar a musculação, que permite que se façam várias repetições do mesmo movimento. E os resultados de hipertrofia vão ser eficientes.
No Pilates, os exercícios são executados priorizando a qualidade do exercício e trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo. A evolução do treinamento se dá não pelo aumento das repetições, mas sim pelo maior número de exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular, deixando a aula mais dinâmica. O objetivo é o máximo controle e precisão de movimentos..

Cícero Campelo Neto, coordenador do clube de corrida Spaço Uno, de Brasília, tem  a seguinte opinião: o Pilates pode substituir a musculação, oferecendo benefícios ainda maiores. Destaca ainda a prevenção de lesões como outro aspecto positivo do método. 

O médico do esporte, José Marques Neto, afasta a polêmica, e conta que a principal diferença que identificou entre os dois exercícios foi: o Pilates trabalha a musculatura do centro do corpo, com um desenvolvimento abdominal e de tronco, que não é normalmente trabalhada com os aparelhos da musculação.


Já Alan Lucena, personal trainner diz que o trabalho de musculação tem que ser progressivo, programado e de crescimento constante. Não se pode buscar hipertrofia de uma hora para outra. Diz ainda que os resultados do Pilates são mais lentos porque a execução dos exercícios exige uma concentração maior, uma vez que os movimentos são mais complexos.

Mas, olha apesar de toda essa polêmica, preciso lembrar que existem poucos trabalhos cientificos sobre o Pilates e, por isso, não dá pra afirmar que o trabalho de resistência muscular seria similar ao que é proporcionado pela musculação. Agora a minha opinião como amante do Pilates, é pra quem não gosta do ambiente de academia, pois encontrará algo completamente diferente nos estúdios de Pilates.
Existem muitas vantagens em se praticar o Pilates sozinho ou associado à musculação, o importante é nao ficar parado! Escolha a sua atividade preferida ou faça as duas!

10 comentários:

Karlota disse...

Carolina, faço pilates há dois anos!
Amo e nunca fiquei tanto tempo em um lugar matriculada, sempre desistia!
O resultado é muito legal..
Vou seguindo vc agora!
bj

Pablius Medsport disse...

Olá Carolina! Excelente sua publicação sobre Pilates e musculação. As controvérsias e mitos estão ligados à falta de conhecimento biomecânico e quais os objetivos a serem atinfidos com o trabalho físico. Será um grande prazer trazer para você uma análise do assunto e as possibilidades de sua indicação. Um abraço!
Páblius

Unknown disse...

Olá, bom dia! Gostaria de conversar sobre publicidade. Caso lhe interesse, peço que entre em contato com o e-mail: caiovictorbr@gmail.com. Desde já agradeço a sua anteção!

Pilates Carolina Carpi disse...

Oi Karla, obrigada por seguir o blog!!!! FIco mto feliz de verdade!!!
Pilates é demais ne? e que bom que vc gosta e ve resultados e tem prazer em fazer... Vc mora em SP??
Obrigada
Beijo

Renata Vargas disse...

Oi Carol!!!
Amei o post de hoje, ainda mais pq estou na fase de encanto pelo pilates e já estive do lado de lá (musculação). Possso te dizer que o pouco que estou conhecendo do pilates me fez perceber bem as diferenças... A ênfase no centro do corpo é uma coisa que eu buscava e a musculação não te dá. Eu conheço o Alan Lucena, meu namorado já correu com ele e temos muitos amigos em comum. Ele dá aulas no bairro onde eu moro. Mundo pequeno, né?
Um beijo pra vc.

Pilates Carolina Carpi disse...

NOssa Renata, fiquei mto feliz com o seu comentario, pq me alegra mto qdo as pessoas falam dos resultados que tem com o Pilates que nunca tiveram antes com outras atividades...
Serio que vc conhece ele??? Vc tem o contato de email dele?
Nossa qdo eu for ai de novo, vc vai ter que mostrar tudo eheheheh
Obrigada
Bjo

Renata Vargas disse...

Oi,
Carol, eu não tenho aqui o email dele, mas consigo logo pra vc.
Assim que eu conseguir eu te mando por email, ok.
beijo

Grazi disse...

Olá Carolina, adorei seu Blog...
Faço Pilates há 9 meses e musculação há 02 anos.
Acho q um complementa o outro. Treino musculação a semana inteira, naquela agitação toda da academia... e aos sábados faço o Pilates,outro ambiente, mas calmo mais concentrado.
To pensando em fazer mais um dia na semana, mas to sem tempo.
E quanto aos resultados... estou cada dia mais empolgada.
Vou te seguir a partir de agora.
Bj,

Anônimo disse...

pilates é coisa de preguiçoso!rsrs vamos puxar ferro, minha gente!

Kmila disse...

De preguiçoso?! Me parece que você nunca fez uma aula de Pilates. Te desafio a fazer uma boa aula e continuar com esta opinião.