Gente, esse assunto é muito polêmico e olha só, já que eu sou um pouco suspeita pra falar, porque ADORO Pilates resolvi publicar uma matéria de alguém "neutro" hahaha... Mas assim, pesquisando, cada médico, fisioterapeuta, educador físico e outros profissionais tem uma opinião... Por isso, decidi que vou tentar não tomar partido nenhum e comparar os prós e contras pra vocês ta bom?
Enjoy it!!!
Olha, os dois são bons, cada um com benefícios diferentes. Mas, claro os resultados obtidos não dependem só do treino aplicado, mas também da maneira, freqüência e a intensidade dos exercícios, além dos períodos de repouso necessários para o metabolismo e claro devem ser orientados por um profissional competente.
A musculação tem vários objetivos, mas o principal é hipertrofia muscular (aumentar tamanho do músculo) com aumento da força ou de resistência muscular (depende do objetivo do praticante).
O Pilates, tem como objetivos principais o reequilíbrio muscular, melhora da postura e do alongamento e definição dos músculos sem hipertrofia e sem sobrecarga articular.
A escolha da atividade depende muito dos objetivos do praticante.
* Resultados mais lentos: aqueles que buscam ganhar massa muscular e força em musculaturas específicas devem procurar a musculação, que permite que se façam várias repetições do mesmo movimento. E os resultados de hipertrofia vão ser eficientes.
No Pilates, os exercícios são executados priorizando a qualidade do exercício e trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo. A evolução do treinamento se dá não pelo aumento das repetições, mas sim pelo maior número de exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular, deixando a aula mais dinâmica. O objetivo é o máximo controle e precisão de movimentos..
Cícero Campelo Neto, coordenador do clube de corrida Spaço Uno, de Brasília, tem a seguinte opinião: o Pilates pode substituir a musculação, oferecendo benefícios ainda maiores. Destaca ainda a prevenção de lesões como outro aspecto positivo do método.
O médico do esporte, José Marques Neto, afasta a polêmica, e conta que a principal diferença que identificou entre os dois exercícios foi: o Pilates trabalha a musculatura do centro do corpo, com um desenvolvimento abdominal e de tronco, que não é normalmente trabalhada com os aparelhos da musculação.
Já Alan Lucena, personal trainner diz que o trabalho de musculação tem que ser progressivo, programado e de crescimento constante. Não se pode buscar hipertrofia de uma hora para outra. Diz ainda que os resultados do Pilates são mais lentos porque a execução dos exercícios exige uma concentração maior, uma vez que os movimentos são mais complexos.
Mas, olha apesar de toda essa polêmica, preciso lembrar que existem poucos trabalhos cientificos sobre o Pilates e, por isso, não dá pra afirmar que o trabalho de resistência muscular seria similar ao que é proporcionado pela musculação. Agora a minha opinião como amante do Pilates, é pra quem não gosta do ambiente de academia, pois encontrará algo completamente diferente nos estúdios de Pilates.
Existem muitas vantagens em se praticar o Pilates sozinho ou associado à musculação, o importante é nao ficar parado! Escolha a sua atividade preferida ou faça as duas!
Existem muitas vantagens em se praticar o Pilates sozinho ou associado à musculação, o importante é nao ficar parado! Escolha a sua atividade preferida ou faça as duas!