sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Musculação x Pilates

Gente, esse assunto é muito polêmico e olha só, já que eu sou um pouco suspeita pra falar, porque ADORO Pilates resolvi publicar uma matéria de alguém "neutro" hahaha... Mas assim, pesquisando, cada médico, fisioterapeuta, educador físico e outros profissionais tem uma opinião... Por isso, decidi que vou tentar não tomar partido nenhum e comparar os prós e contras pra vocês ta bom?
Enjoy it!!! 

Olha, os dois são bons, cada um com benefícios diferentes. Mas, claro os resultados obtidos não dependem só do treino aplicado, mas também da maneira, freqüência e a intensidade dos exercícios, além dos períodos de repouso necessários para o metabolismo e claro devem ser orientados por um profissional competente.

A musculação tem vários objetivos, mas o principal é hipertrofia muscular (aumentar tamanho do músculo) com aumento da força ou de resistência muscular (depende do objetivo do praticante).
O Pilates, tem como objetivos principais o reequilíbrio muscular, melhora da postura e do alongamento e definição dos músculos sem hipertrofia e sem sobrecarga articular.

A escolha da atividade depende muito dos objetivos do praticante.
* Resultados mais lentos: aqueles que buscam ganhar massa muscular e força em musculaturas específicas devem procurar a musculação, que permite que se façam várias repetições do mesmo movimento. E os resultados de hipertrofia vão ser eficientes.
No Pilates, os exercícios são executados priorizando a qualidade do exercício e trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo. A evolução do treinamento se dá não pelo aumento das repetições, mas sim pelo maior número de exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular, deixando a aula mais dinâmica. O objetivo é o máximo controle e precisão de movimentos..

Cícero Campelo Neto, coordenador do clube de corrida Spaço Uno, de Brasília, tem  a seguinte opinião: o Pilates pode substituir a musculação, oferecendo benefícios ainda maiores. Destaca ainda a prevenção de lesões como outro aspecto positivo do método. 

O médico do esporte, José Marques Neto, afasta a polêmica, e conta que a principal diferença que identificou entre os dois exercícios foi: o Pilates trabalha a musculatura do centro do corpo, com um desenvolvimento abdominal e de tronco, que não é normalmente trabalhada com os aparelhos da musculação.


Já Alan Lucena, personal trainner diz que o trabalho de musculação tem que ser progressivo, programado e de crescimento constante. Não se pode buscar hipertrofia de uma hora para outra. Diz ainda que os resultados do Pilates são mais lentos porque a execução dos exercícios exige uma concentração maior, uma vez que os movimentos são mais complexos.

Mas, olha apesar de toda essa polêmica, preciso lembrar que existem poucos trabalhos cientificos sobre o Pilates e, por isso, não dá pra afirmar que o trabalho de resistência muscular seria similar ao que é proporcionado pela musculação. Agora a minha opinião como amante do Pilates, é pra quem não gosta do ambiente de academia, pois encontrará algo completamente diferente nos estúdios de Pilates.
Existem muitas vantagens em se praticar o Pilates sozinho ou associado à musculação, o importante é nao ficar parado! Escolha a sua atividade preferida ou faça as duas!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Respirando movimento...

Respirando Movimento é o tema da Physio Pilates http://www.physiopilates.com/ , um site que sempre acompanho. O site tem vídeos, artigos e matérias muito legais e eu quero mostrar pra vocês esse vídeo com um exercício pra respiração.
Muito legal essa dica de exercício que é muito simples e pode ser feito em qualquer lugar!!!
Aproveitem!!!


Abraço

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Eficácia do Pilates no Alongamento


Sempre falo para os meus alunos que o Pilates tem excelentes resultados e um deles é a melhora do alongamento, principalmente da cadeia posterior.
Aproveite para ler esse artigo:

Venha fazer uma aula experimental e sinta os benefícios do Pilates!!!!
Abraço

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Bom fim de semana!!!


Bom fim de semana!!! Estou indo pra Brasília, casamento no meu irmão!!!
Aproveite o fim de semana e saia da rotina, exercite-se!!!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pilates e a Fibromialgia

Muita gente sofre de Fibromialgia e muita gente não sabe o que é!!!
Fibromialgia é  uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. De causa desconhecida e sem cura, a síndrome se detecta em sua maioria nas mulheres, principalmente nas que estão no período pós-menopausa. A Fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional. Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente é fundamental para o sucesso do tratamento. Os sintomas também podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor.

Na fibromialgia os exercícios são muito úteis. Mas muitas pessoas ficam desencorajadas a fazer atividades físicas, poupando  movimentos nos locais dolorosos por temerem um aumento dos sintomas. Mas os exercicios físicos na fibromialgia promovem um relaxamento nos locais de dor, melhora dos sintomas e da qualidade de vida. promovem um melhor condicionamento cardiovascular, atuam sobre o sistema musculoesquelético, ou seja, favorecem a mobilidade de músculos que se encontram em contração prolongada, promovem o alongamento de tendões e melhoram o equilíbrio. A pessoa  se  sente melhor e mais saudável.
O Pilates é uma das formas que contribuem para o controle da síndrome. Inicialmente é feito um aquecimento para melhorar o aporte sangüíneo para os músculos e tendões, adequando a freqüência cardíaca e respiratória, para uma melhor resistência física. Depois desse aquecimento, os exercícios são feitos de acordo com o limite de resistência do paciente, ou seja, os movimentos não podem ser extenuantes porque prejudica o metabolismo do músculo e favorece o acúmulo de substâncias que levam à dor. O ideal é que os exercícios sejam leves, progressivos, em pequena quantidade, mas que sejam realizados diariamente, de modo criterioso, regular e obedecendo a uma seqüência programada de forma personalizada.



terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pilates: Respiração e desvio postural

Lendo a Revista Pilates (http://www.revistapilates.com.br/) eu vi essa matéria que eu gostei muito, é meio longa mas vale a pena! Aproveitem!

Não marque bobeira: se você possui algum desvio postural, procure um profissional habilitado e tente se desprover de maus hábitos no trabalho e no seu cotidiano.

A respiração correta durante os exercicícios é peça-chave para a correção de desvios posturais.
Você alguma vez pensou que a sua forma de respirar pode não ser a melhor? E que uma respiração correta pode ajudar a solucionar problemas de desvio postural?
Segundo o fisioterapeuta Fabrício Durço Cardozo, a maioria das pessoas não respira corretamente. Uns inspiram mais pela boca e expiram pelo nariz, outros, o contrário. “No Pilates, você aprende a reeducar a sua respiração de maneira fisiológica e correta”, conta. São realizadas respirações bem profundas, dependendo da solicitação do instrutor e do ojetivo de cada um. “O certo é sempre, no decorrer do movimento, soltar o ar lentamente com a boca aberta. Sem esquecer de ativar o power house (core), visando uma melhora da postura, consequentemente”, explica Fabrício.

Inspiração e expiração corretas conseguem ativar o centro de força do pilates e fazer que o centro respiratório do corpo trabalhe efetivamente. “Dependendo do objetivo, são realizadas respirações em um ou dois ciclos, mas sempre solicitando a ativação do centro de força do pilates com a expiração, pois se torna o trabalho muscular mais efetivo. E no próximo ciclo se promove uma oxigenação do tecido mais significativa e uma troca gasosa mais eficaz”, orienta Fabrício.

Para quem sofre com desvios posturais (sejam decorrentes de traumas, hábitos de postura inadequados ou ainda em movimentos realizados de maneira incorreta, entre outros), o método Pilates promove uma conscientização adequada da postura, fazendo com que o aluno perceba seu corpo. A respiração também possui papel fundamental. Respirando corretamente durante os exercícios, principalmente naqueles que envolvem mobilização vertebral, o indivíduo terá auxílio em sua correção postural, na tentativa de colocar as vértebras em seu devido lugar, juntamente com os outros comandos e a ativação do power house. Ao ativar o centro de força, juntamente com a tonificação do abdome, consegue-se a melhora da postura.

Outra grande vantagem é a redução e até eliminação de dores. A prática de atividade física ajuda a aliviar dores crônicas por promover a liberação de endorfina no corpo; com isso, a pessoa passa a se sentir mais disposta e consegue uma resposta fisiologicamente mais positiva. “Por ser uma técnica com vários benefícios ao mesmo tempo, desde o alongamento à correção postural, estimulando sempre o centro respiratório, tem-se respostas significativas em se tratando de bem-estar, liberação do estresse e qualidade de vida, já que a expiração é bastante solicitada no decorrer dos movimentos”, observa Fabrício.

Autor: Maria Luiza Mattos
Fonte: Revista Pilates

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Aniversário + Pilates


Essa semana começa bem especial pra mim!!!!
Hoje é meu aniversário de 25 anos uhuuuuu!!!!
Aniversário + Família + Pilates = Carol muito FELIZ!
Obrigada a todos pelo amor, carinho, apoio...
Beijão

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Bosu - "Both Sides Up!"


Pilates no Bosu
Aproveite para ver esse video desse acessório que é demais!!!!
Abraço e bom fim de semana!!!

Comece 2010 respirando bem!

Sempre recebo muitas perguntas sobre a respiração... ai vai uma matéria muito legal!!!

O diafragma na respiração do Pilates


Tendo uma noção um pouco maior sobre o diafragma, vai facilitar a assimilação do mecanismo da respiração tóraco-lateral, somados à contração do CORE (abdome + lombar + pelve) e controle da cintura escapular, cintura pélvica dos quadris e da coluna neutra.

O diafragma é um músculo em forma de cúpula, que separa a cavidade torácica da abdominal. É importante para o parto, defecação, espirros, tosses e auxilia no processo da digestão devido à pressão no abdome. Além de determinar desordens como o soluço, que são espasmos involuntários do diafragma que propiciam a rápida entrada de ar nas vísceras respiratórias e fechamento espasmódico da glote – abertura da laringe. O diafragma é o principal agente responsável pela respiração.

Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce, diminuindo pressão intratoráxica, favorecendo entrada do ar nos pulmões além da circulação sanguínea na veia cava inferir. Ainda, com a contração do diafragma, se dá a compressão das víceras abdominais e o aumento do diâmetro vertical do tórax. Já na expiração ocorre o contrário, o diafragma relaxa e sobe, aumentando a pressão intratorácica conduzindo o ar para fora dos pulmões.

Com o processo da respiração desempenhada nas nossas aulas de PILATES, esse músculo é também estimulado e treinado da mesma forma que os outros músculos do nosso corpo. Assim, a capacidade dos pulmões em captar o ar é potencializada, conduzindo a uma maior oxigenação das células.

Muitos alunos apresentam o tórax rígido ou ainda, utilizam a respiração acessória (esternocleido e escalenos) tensionando a cervical, pescoço e ombros.
A respiração do PILATES estimula a mobilização da coluna torácia, que tende a enrigecer com o envelhecimento. O abdome (também bastante enfatizado nas aulas) tem sua ação facilitada com a expiração, assim como o diafragma tem sua ação facilitada pelo quadrado lombar, agindo na estabilização da coluna vertebral. Ou seja, o padrão respiratório que desempenhamos tem características diafragmáticas, propiciando a melhor ação dos músculos abdominais sobre a proteção da coluna vertebral, e conexão mais eficiente entre tórax e pelve. Assim, simultânea à contração do CORE, caminhamos em direção à postura neutra segura, integrada e equilibrada.

Fonte: www.flexuspilates.com.br

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Feliz 2010!


Feliz 2010 e MUITO Pilates!!!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

De volta a rotina!!!!

OI gente, estou de volta das férias!
Desculpa não ter postado nada durante as férias, eu não tinha acesso a internet!
Mas agora estou de volta e espero que o exercícios tenham ajudado e que vocês tenham feito!
Feliz 2010!
Beijo