
Enjoy it!!!

A musculação tem vários objetivos, mas o principal é hipertrofia muscular (aumentar tamanho do músculo) com aumento da força ou de resistência muscular (depende do objetivo do praticante).
O Pilates, tem como objetivos principais o reequilíbrio muscular, melhora da postura e do alongamento e definição dos músculos sem hipertrofia e sem sobrecarga articular.
A escolha da atividade depende muito dos objetivos do praticante.
* Resultados mais lentos: aqueles que buscam ganhar massa muscular e força em musculaturas específicas devem procurar a musculação, que permite que se façam várias repetições do mesmo movimento. E os resultados de hipertrofia vão ser eficientes.
No Pilates, os exercícios são executados priorizando a qualidade do exercício e trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo. A evolução do treinamento se dá não pelo aumento das repetições, mas sim pelo maior número de exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular, deixando a aula mais dinâmica. O objetivo é o máximo controle e precisão de movimentos..
Cícero Campelo Neto, coordenador do clube de corrida Spaço Uno, de Brasília, tem a seguinte opinião: o Pilates pode substituir a musculação, oferecendo benefícios ainda maiores. Destaca ainda a prevenção de lesões como outro aspecto positivo do método.
O médico do esporte, José Marques Neto, afasta a polêmica, e conta que a principal diferença que identificou entre os dois exercícios foi: o Pilates trabalha a musculatura do centro do corpo, com um desenvolvimento abdominal e de tronco, que não é normalmente trabalhada com os aparelhos da musculação.
Já Alan Lucena, personal trainner diz que o trabalho de musculação tem que ser progressivo, programado e de crescimento constante. Não se pode buscar hipertrofia de uma hora para outra. Diz ainda que os resultados do Pilates são mais lentos porque a execução dos exercícios exige uma concentração maior, uma vez que os movimentos são mais complexos.
Mas, olha apesar de toda essa polêmica, preciso lembrar que existem poucos trabalhos cientificos sobre o Pilates e, por isso, não dá pra afirmar que o trabalho de resistência muscular seria similar ao que é proporcionado pela musculação. Agora a minha opinião como amante do Pilates, é pra quem não gosta do ambiente de academia, pois encontrará algo completamente diferente nos estúdios de Pilates.
Existem muitas vantagens em se praticar o Pilates sozinho ou associado à musculação, o importante é nao ficar parado! Escolha a sua atividade preferida ou faça as duas!
Existem muitas vantagens em se praticar o Pilates sozinho ou associado à musculação, o importante é nao ficar parado! Escolha a sua atividade preferida ou faça as duas!