quarta-feira, 9 de junho de 2010

Alegria no Pilates para os pequenos!

Ao criar seu método, Joseph Pilates objetivava um trabalho de condicionamento muscular esquelético (força, flexibilidade e resistência), estabilidade do centro do corpo, o alinhamento corporal e a respiração, atendendo todas as idades. Pensando nos jovens com crescimento acelerado que ocasiona dores; desajustes posturais ocasionados por motivos diversos (mochila pesada, má postura ao se sentarem no colégio, em frente ao computador e à tv, horas de sono insuficientes ou excessivas); e sedentarismo, que contribui para o encurtamento muscular. Vale lembrar que grande parte das alterações posturais, em especial aquelas relacionadas com a coluna vertebral, têm sua origem na infância e adolescência, fase de crescimento e desenvolvimento corporal.

Fica claro que praticar Pilates na adolescência pode ser uma ótima idéia, pois trata de estímulos que adaptam de uma forma ativa o corpo a uma boa postura. A maior parte deles já procura studios sabendo dos benefícios que a técnica proporcionará e escolhendo a modalidade sem influência dos pais. Por outro lado a divulgação por parte de artistas e celebridades também temr alguma influência nessa escolha.

O adolescente, acaba escolhendo o Pilates como a sua atividade física principal, mesmo não gostando de outros esportes. Como benefício adicional, o aluno aperfeiçoa sua coordenação motora, principalmente se não foi bem trabalhada na infância e consegue melhorar sua concentração e a consciência corporal, que são afetadas nesta fase de turbilhão de hormônios. Mas também existem adolescentes que encontram no pilates a oportunidade de aperfeiçoar sua técnica como alunas bailarinas, nadadores, ciclistas... ou recuperando-se de lesões por exemplo e conhecendo o lado da reabilitação.

Ao acompanhar o trabalho com o adolescente é a melhora na auto-estima, pois as práticas possibilitam que o jovem sinta um domínio maior sobre seu corpo, vivencie melhoras físicas e, psicologicamente, permite maior afirmação. Isso tudo pode revolucionar positivamente a fase que está vivendo, incorporando confiança à sua rotina.
Numa pesquisa pela internet, não encontramos dados sobre projetos que utilizam Pilates em colégios no Brasil, mas nos EUA, por exemplo, encontramos projetos orientados à superação do sedentarismo e à educação postural, como uma disciplina curricular adicional. Um dos projetos, chamado Adolescentes Ativos, é realizado na Sierra Middle School (rede de colégios localizados em vários estados), e usa o Pilates como uma ferramenta que estimula a prática junto com uma alimentação saudável, de maneira que o adolescente seja um propagador de hábitos saudáveis em casa e entre os amigos

Alice Becker, da Physio Pilates dando aula pra adolescente

Fonte: Revista Pilates
Fonte das fotos: http://www.physiopilates.com 

2 comentários:

Lila Ribeiro disse...

Olá Carolina. Sou da Physio Pilates, me chamo Lila Ribeiro. Primeiro, parabenizo pelo blog e pelo post especificamente.Precisamos divulgar estimular esta conscientização desde cedo. Leh peço que coloque a fonte das fotos, pois são de uso da Physio Pilates. Pode colocar a fonte como sendo nosso site: http://www.physiopilates.com
Obrigada!

Pilates Carolina Carpi disse...

Oi Lila, obrigada! Estou fazendo o curso da Physio Pilates... e pode deixar que ja coloquei a fonte!!! Peguei as fotos no google e acabei esquecendo!!! Muito obrigada!